quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Você dedica o tempo necessário a seu filho?

A participação de mães e pais no dia a dia dos filhos é fundamental para seu desenvolvimento emocional e educacional

27/06/2014 13:12
Texto Adriana Carvalho
Educar
Foto: Max Demian
Foto: O psicólogo e escritor argentino Sergio Sinay dá dicas de como administrar com qualidade o tempo que você tem com seu filho.
O psicólogo e escritor argentino Sergio Sinay dá dicas de como administrar com qualidade o tempo que você tem com seu filho.

Nos dias de hoje, em que pais e mães trabalham fora, o tempo é um bem cada vez mais raro. E essa escassez de tempo é um problema que pode afetar negativamente o desenvolvimento emocional e educacional das crianças. Por isso é muitos psicólogos são a favor de que as famílias façam uma revisão - e se for o caso uma mudança - em suas rotinas para poder garantir que os pais tenham uma convivência de qualidade com seus filhos.
Faça o teste! Você dedica o tempo necessário a seu filho?
Veja se você dá a devida atenção a ele ou precisa estar mais presente.
Não existe convivência ou o chamado "tempo de qualidade" com as crianças sem uma quantidade de tempo adequada. "Tempo de qualidade é presença, dedicação, compromisso. Não há tempo de qualidade sem quantidade de tempo", afirma o psicólogo e escritor argentino Sergio Sinay, da Escola de Psicologia da Asociación Gestáltica de Buenos Aires. "Em qualquer trabalho, profissão ou arte, só se alcançam resultados de qualidade quando se dedica tempo, concentração e responsabilidade à tarefa. Com os filhos não é diferente. Nenhuma obra de arte nasceu em cinco minutos, nenhum profissional faz bem seu trabalho em dois minutos. Portanto, é impossível a qualidade na maternidade ou na paternidade se só dedicamos poucos minutos a ela ou o tempo que nos sobra. Os pais precisam dar conta da responsabilidade que assumiram ao trazer um filho ao mundo", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber seu comentário.