O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Utilizando blogs na sala de aula
- Língua Portuguesa –
O blog pode estimular os alunos a produzir conteúdo, como no caso do
ensino de redação. Pode ser criado um blog para a disciplina, sob a
supervisão do professor, e os alunos vão produzindo o conteúdo,
desenvolvendo a disciplina, e postando no blog.
- História –
O blog pode ser utilizado para incentivar o aluno a criar o conteúdo.
Por exemplo, cria-se um blog sobre a história do Brasil. O professor
estimula os alunos a buscar informações (pode delimitar essa busca a
sites ou livros específicos) e os alunos continuam a contar a história a
partir de um determinado momento, através de posts publicados no blog.
Vantagens na utilização de blogs na sala de aula
- Pode-se criar um blog gratuitamente e com pouco conhecimento da plataforma
- O blog é um espaço de interação e construção do conhecimento, principalmente através da publicação de posts e dos comentários
- Estimula
a busca pela informação e pela leitura dessa informação, que pode ser
transformada em conhecimento pelo aluno, se bem orientado pelo professor
- Se
torna uma extensão da sala de aula, onde o professor posta links
interessantes que podem complementar a matéria e estimular o aluno a
comentar sobre tópicos destacados nos textos dos links postados
- O
aprendizado deixa de ser associado, pelo aluno, a escola, professor,
horário rígido, regras e se torna divertido, o que pode estimular o
aluno a construir seu conhecimento
Desvantagens na utilização de blogs na sala de aula
- Os professores não estão sendo capacitados para utilizarem essa ferramenta pedagógica
- A grande maioria das escolas públicas não possuem computadores suficientes para atender os professores e os alunos
- Os alunos não possuem computador com acesso a internet em suas casas, para continuar as tarefas fora da sala de aula
- A internet pode desviar a atenção do aluno e atrapalhar seu desenvolvimento intelectual dentro da proposta pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria de receber seu comentário.