"Há algo na alma selvagem que não nos permite sobreviver para sempre com migalhas. (...) Sabemos que não podemos subsistir de verdade se sorvermos a vida em goles mínimos." Clarissa P. Estés
quinta-feira, 5 de março de 2009
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
A seguir você encontrará uma lista de situações de sala de aula que possibilitam a aprendizagem da língua escrita por meio de atividades de leitura e escrita.
As sugestões que seguem servem para trabalhar com vários textos: contos, mitos, lendas e fábulas. Por isso é necessário que. ao trabalhar cada um desses textos, você construa uma sequência de atividades que considere pertinentes para ensinar aos seus alunos.
* Leitura pelo professor - É importante que o professor faça a leitura de vários textos do mesmo gênero (contos, mitos, lendas e fábulas), de modo que os alunos possam se apropriar de um conhecimento que faz parte do património cultural da humanidade e instrumentalizá-los para desfrutar das narrativas literárias.
A atividade de leitura deve ser diária (na hora da chegada, na volta do recreio, antes da saída), pois é importante que os alunos tenham um contato frequente com os textos, para que possam conhecê-los melhor.
O professor necessita ler os textos antes, para se preparar para a leitura em voz alta, garantindo que os alunos possam ouvir a história tal qual está escrita, imprimindo ritmo à narrativa e dando uma ideia correta do que significa ler.
Essas situações de leitura não devem estar vinculadas a atividades de interpretação por escrito do texto, pois são momentos em que se privilegia o ouvir. Nas atividades de leitura, é importante comentar previamente o assunto a ser lido: fazer com que os alunos levantem hipóteses sobre o tema a partir do título; oferecer informações que situem a leitura (autor, nome do livro etc); criar um certo suspense quando for o caso, ou seja, propor situações em que os alunos possam inferir e antecipar significados antes, durante e depois da leitura. Para dar continuidade ao trabalho, o professor deve buscar os livros na biblioteca da escola.
* Reconto oral - Possibilita ao aluno, que não é leitor e escritor convencional, saber mais sobre o texto, aproprian-do-se oralmente da língua que se escreve. Não é uma situação em que o aluno deve decorar integralmente o texto, mas recontá-lo a partir do que se apropriou da história, não podendo transformar o enredo. Essa situação de aprendizagem deve ser proposta a partir do momento em que os alunos ampliaram o repertório desses tipos de textos. Ao recontar, o aluno deve tanto procurar manter as características linguísticas do texto ouvido como esfor-çar-se para adequar a linguagem à situação de comunicação na qual está inserido o reconto (é diferente recontar para os colegas de classe, numa situação de "Hora da História", por exemplo, e recontar para gravar uma fita cassete que comporá o acervo da biblioteca). Essa atividade poderá ser realizada com ajuda e orientação do professor e de colegas.
* Escritas produzidas pelos alunos - Escrever segundo suas próprias hipóteses é fundamental para refletir sobre a escrita. Por isso é importante criar momentos na rotina de sala de aula em que os alunos possam escrever sozinhos ou em duplas. Por exemplo: escrita da lista dos personagens do conto; escrita de um novo título para o texto; reescrita de fábulas, contos, mitos e lendas conhecidas; reescrita transformando partes - modificando o cenário, o final, as características de uma personagem, dando outro título etc; escrita de textos a partir de outros conhecidos - um bilhete ou carta de um personagem para outro, um trecho do diário de um personagem, uma mensagem de alerta sobre os perigos em uma dada situação, um convite; uma notícia informando a respeito do desfecho de uma história etc.
Tirando dúvidas
Reescrita: reescrever é reelaborar um texto fonte (bons textos conhecidos, utilizados como referência). Isto é feito conservando, retirando ou acrescentando elementos com relação a ele. Portanto, reescrita não é reprodução literal: é uma versão própria de um texto já existente. A reescrita de textos coloca a necessidade de a criança recordar para escrever depois, levando-a não só à reprodução dos principais elementos presentes no texto-fonte, mas, algumas vezes, também ao uso das mesmas expressões e palavras que estão no livro. Podemos propor às crianças a reescrita de alguma notícia na TV. de uma lenda, de uma história etc. Toda atividade de reescrita supõe a imitação do escrever do outro: "do jeito que está no livro", "do jeito que sai no jornal" etc.
Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil/ME
* Escrita coletiva - O professor escreve na lousa, ou em um cartaz, o que os alunos ditam para ele. Neste caso é absolu-tamente necessário que todos os alunos conheçam bem o conto, a lenda ou fábula. Durante o processo de escrita do texto, é fundamental que o professor discuta com os alunos a forma de escrever as palavras, pois isso favorece a aprendizagem de novos conhecimentos sobre a língua escrita.
*Reflexão sobre a escrita - Sempre que for possível, favorecer a reflexão dos alunos sobre a escrita, propondo comparações entre palavras que começam ou terminam da mesma forma (letras, sílabas ou pedaços).
*Pesquisa de outros textos: - Os alunos podem pesquisar outros textos do mesmo gênero em livros, na família e na comunidade. Podem, por exemplo: entrevistar pais, avós e amigos a respeito de lendas, fábulas e contos que conhecem: ou procurar textos conhecidos no caderno do aluno.
*Rodas de conversa ou de leitura - Sentar em roda é uma boa estratégia para socializar experiências e conhecimentos, pois favorece um ambiente de troca entre os alunos.
Uma roda de leitura permite compartilhar momentos de prazer e diversão com a leitura.
*Aprendendo com outros - A interação com bons modelos é fundamental na aprendizagem; por isso, é importante que os alunos possam compartilhar atos de leitura e observar outras pessoas lendo ou recontando. Desta forma podem aprender a utilizar uma variedade maior de recursos interpretativos: entonação, pausas, expressões faciais, gestos... O professor pode chamar para a sala de aula alguns familiares ou pessoas da comunidade, que gostem de contar ou ler para outros. Também é possível levar para a sala de aula gravações de pessoas lendo e contando histórias.
*Projetos - As propostas de aprendizagem também podem ser organizadas por meio de projetos que proponham aos alunos situações comunicativas envolvendo a leitura e a escrita dos textos (lendas, fábulas, mitos e contos). Essas propostas de trabalho podem contemplar todas as séries, cada aluno contribuindo de acordo com suas possibilidades. Exemplos: propor a realização de:
• Mural de personagens: descrição das personagens itológicas (características físicas, poderes, moradia etc.) acompanhada de ilustrações que correspondam às descrições.
• Seleção dos textos preferidos para a produção de uma coletânea (livro) - podem escrever ou selecionar os textos para presentear alguém ou para compor a biblioteca da classe.
• Reconto oral de contos conhecidos para um público específico (outra classe, comunidade etc).
Como os textos produzidos nos projetos têm um leitor real, o professor deve torná-lo o mais próximo do correto, traduzindo a escrita dos alunos ou revisando as escritas em que só faltam algumas letras.
* FONTE: Alfabetização : livro do professor / Ana Rosa Abreu ... [et ai.]. Brasília : FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2000.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
burdur
ResponderExcluirbursa
çanakkale
çankırı
çorum
C2CBDF
ankara
ResponderExcluirsakarya
tekirdağ
kastamonu
amasya
1FFBJE
düzce
ResponderExcluirsakarya
tunceli
van
bayburt
G0BDD
ankara parça eşya taşıma
ResponderExcluirtakipçi satın al
antalya rent a car
antalya rent a car
ankara parça eşya taşıma
42MRFP
51FC1
ResponderExcluirBitget Güvenilir mi
Mamak Fayans Ustası
Tunceli Parça Eşya Taşıma
Uşak Parça Eşya Taşıma
Ankara Asansör Tamiri
Tokat Lojistik
Kayseri Şehir İçi Nakliyat
Yalova Lojistik
Silivri Boya Ustası
46E8E
ResponderExcluirUrfa Şehirler Arası Nakliyat
Altındağ Parke Ustası
Zonguldak Parça Eşya Taşıma
Karapürçek Boya Ustası
Bartın Parça Eşya Taşıma
Erzurum Şehir İçi Nakliyat
Çankırı Şehir İçi Nakliyat
Düzce Parça Eşya Taşıma
Poloniex Güvenilir mi
4658E
ResponderExcluirTekirdağ Evden Eve Nakliyat
Eskişehir Lojistik
Çerkezköy Sineklik
Antep Evden Eve Nakliyat
Bursa Parça Eşya Taşıma
Karapürçek Parke Ustası
Yenimahalle Boya Ustası
Ankara Boya Ustası
Sinop Şehirler Arası Nakliyat
92295
ResponderExcluirEdirne Parça Eşya Taşıma
Bayburt Lojistik
Tunceli Parça Eşya Taşıma
Osmaniye Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Bulaşık Makinesi Tamircisi
Eskişehir Şehirler Arası Nakliyat
Bingöl Parça Eşya Taşıma
Karapürçek Fayans Ustası
Ünye Marangoz
40D98
ResponderExcluirBitmart Güvenilir mi
Sinop Evden Eve Nakliyat
Batıkent Parke Ustası
Trabzon Şehirler Arası Nakliyat
Aksaray Lojistik
Manisa Şehirler Arası Nakliyat
İzmir Parça Eşya Taşıma
Ankara Lojistik
Çankaya Fayans Ustası
836A1
ResponderExcluirKarapürçek Boya Ustası
Tunceli Evden Eve Nakliyat
Bayburt Parça Eşya Taşıma
Çerkezköy Fayans Ustası
Gölbaşı Parke Ustası
İstanbul Evden Eve Nakliyat
Konya Şehir İçi Nakliyat
Kütahya Şehirler Arası Nakliyat
Samsun Şehirler Arası Nakliyat
B9761
ResponderExcluirbayburt canlı sohbet odası
denizli canlı sohbet siteleri ücretsiz
ağrı sesli sohbet sitesi
izmir ücretsiz sohbet
ardahan canlı sohbet siteleri ücretsiz
kırklareli canli goruntulu sohbet siteleri
bayburt sesli sohbet uygulamaları
zonguldak mobil sohbet et
ısparta canlı sohbet ücretsiz
074A6
ResponderExcluirkütahya telefonda sohbet
sinop sesli sohbet uygulamaları
Trabzon Ücretsiz Sohbet
sesli sohbet sesli chat
Şırnak Bedava Sohbet Siteleri
afyon sohbet uygulamaları
Kırşehir Sohbet Siteleri
çorum sesli sohbet siteleri
denizli bedava sohbet uygulamaları
A03D0
ResponderExcluirGörüntülü Sohbet
Discord Sunucu Üyesi Satın Al
Coin Nasıl Kazılır
Flare Coin Hangi Borsada
Sonm Coin Hangi Borsada
Big Wolf Coin Hangi Borsada
Bitcoin Nasıl Alınır
Bee Coin Hangi Borsada
Binance Referans Kodu
02D34
ResponderExcluirledger live desktop
desktop ledger live
dcent web
onekey web
web ledger live wallet
wallet ellipal
wallet trust
ledger live web
trezor
B7D56
ResponderExcluirdcent
bitbox
ledger wallet
looksrare
dexscreener
shiba
chainlist
safepal
ledger desktop
CD065E9AB3
ResponderExcluirsanal show
F7687EF6AA
ResponderExcluirtwitter takipçi