sábado, 24 de novembro de 2012

Sou uma professora reflexiva e pesquisadora 1


 Paulo Freire acreditava que o educador deve se comportar como um provocador de situações, 
um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão.

Tenho me questionado muito sobre as novas maneiras de trabalhar na escola. Isso falando a grosso modo. Partindo de minha visão através da sala de informática. Quer dizer: o que eu percebo quando o aluno chega a sala informática.
1º. o aluno das séries inciais, em primeiro momento, querem jogos. Mas, jogos de lan hause, tipo lutas, mortes.
2º. Quando questionados sobre o que gostariam fazer/aprender, não tem idéia.
3º. Os alunos não são desafiados a questionar/pesquisar em sala de aula, etc.

No primeiro ano que comecei a trabalhar em sala de informática, já tinha uma uma idéia do que queria fazer. QUERIA FAZER UM TRABALHO PARALELO COM O PROFESSOR/SALA DE AULA. Todo assunto ou "conteúdo"que o professor trabalhasse em sala de aula, eu complementaria na sala de informática.
Partindo deste principio, fui atrás de material. Procurei os professores e contei minha idéia.  Eles gostaram. Peguei o roteiro do trabalho inicial deles e montei meu projeto.
Informei a direção e coordenação do que pretendia trabalhar na sala de informática e recebi sugestões quanto a organização e operacionalização do projeto em si.

O Projeto:
As turmas foram divididas em dois grupos. O tempo na sala de informática era de uma hora por turma. Então, cada grupo tinha 30 minutos de aula. Esta organização serviu para que todos os anos iniciais, do turno da manhã, pudessem ir toda a semana.

Iniciei com trabalho de Coordenação motora, para usarem o mouse. Programinha simples onde os alunos movimentam o mouse encaixando objetos. Foi um sucesso. Mais tarde, após ver que eles já tinham domínio, começaram a pintar, desenhar.

Concomitantemente, fiz alguns cursos no NTE. Um dos que mais aproveitei e que os alunos gostam ainda foi o Power Point interação. Excelente para criar objetos de aprendizagem. Produzi várias atividades que eram para alunos dos anos iniciais até anos finais e séries que ainda temos na escola, dentro do conteúdo que o professor programou.

Trabalhei com os ano iniciais e finais, vários jogos educativos: escola games(excelentes atividades que culminam com jogos) eles adoram, repositórios de atividades educativas(vários), várias atividades pedagógicas...

Ano passado comecei a questionar a coordenação e professores, sobre a pesquisa. As bibliotecas das escolas públicas, na maioria, estão ficando acéfalas, sendo usadas somente para retirada e troca de livros. E a pesquisa? Nestas bibliotecas os alunos não pesquisam mais. Uma que não tem mais material de pesquisa, outra que não são incentivados a pesquisar.

A coordenação e direção dizem que quando solicitada, a pesquisa, os alunos devem fazer na internet. Escola pobre, poucos alunos tem computador em casa e a sala de informática não tem horário livre para todos pesquisarem. Solução é computadores na biblioteca, mas...

Então solicitei mais pesquisa dos professores para os anos iniciais. Pelo menos iniciá-los no assunto. Sugeri que o professor antes de entrar em conteúdo novo, peça aos alunos que pesquisem sobre o assunto, podendo até dar algumas perguntas para que eles respondam. Como norte. Os quartos e quintos anos gostaram muito e quando terminavam me pediam se podiam olhar vídeos sobre o assunto. Perfeito. Eles entenderam. Ler, pesquisar, observar e na sala de aula dar um “baile” no professor mostrando o que entenderam. Também trabalhei com eles a digitação. Conhecer o teclado, escrevendo poesias e textos criados em sala de aula.  

Creio que deveria ser mais explorado estas pesquisas, mas os professores têm pressa, o conteúdo tem que ser dado e não há muito tempo.

Já nos anos finais o trabalho é diferente. As turmas só vão a sala de Informática se o professor  se dispuser, se gostar do ambiente e se souber trabalhar nos computadores.  Imposição deles mesmo. Então os professores que vão mais a sala de informática são aqueles que trabalham a pesquisa, a digitação e criação de slides, vídeos, etc.

Para os alunos dos Anos finais usarem a sala de informática, - se apropriarem dela como se deve – organizei um CURSO chamado: Informática Básica. Onde montei 4 turmas de 10 alunos cada. O curso aconteceu pela manhã, já que suas aulas eram a tarde. A proposta era de ensiná-los a trabalhar no editor de texto, no Power point, no hagaque, movie maker e internet. Também ajudá-los nas redes sociais (facebook, Orkut, MSN, Google Talk, E-mail...). O curso teve duração de dois anos.

Posso falar com orgulho, pois os professores ficavam encantados com os slides e vídeos que eles produziam. Nas apresentações de seus trabalhos, os alunos falavam com muito orgulho de suas produções. A pesquisa e a parte visual/estética do trabalho a apresentação, só isso já me enche de esperança de que esses alunos já sabem e podem achar seus espaços.

Vygotski resalta que: “quando o homem modifica o ambiente 
através do seu próprio comportamento, essa mesma modificação 
vai influenciar seu comportamento futuro”. (Luria et alli REGO, 1995; pp. 41)

4 comentários:

  1. Passeando pela net encontrei o seu blog!Muito interessante e bem instrutivo!Vou levar o seu link comigo!

    ResponderExcluir
  2. Obg pela visita ao cantinho! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Olá Educadora Vera Lúcia, antes de qualquer recado, Feliz e Natal e que 2013 esteja recheado de boas novidades em sua vida.

    Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.

    Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais), obrigado: http://www.marquecomx.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera!
    Parabéns pelo trabalho!
    Fiquei maravilhada com sua prática observadora, acolhedora,investigativa e colaborativa para fazer a diferença na escola.
    Também sou inquieta e busco motivar a todos pela educação com qualidade, de ensino significativo e prazeroso.
    Conte comigo!
    Sucesso sempre1
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostaria de receber seu comentário.