domingo, 21 de setembro de 2008

V SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 07 E 08.08.2008



V SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 07 E 08.08.2008

“Práticas pedagógicas na contemporaneidade: Temas Transversais, Pesquisa e tecnologias aplicadas aos Projetos Pedagógicos”.

Relatos de experiências e minhas percepções :

A Escola de Educação Básica Francisco de Assis apresentou trabalhos de seus alunos referentes a projeto sobre a história de suas vida. Vê-los falando de como começaram suas vidas, seus bisavós, avós e pais, o orgulho com que se apresentavam e falavam foi lindo.
É claro que eles tiveram muito trabalho e ai é que esta o maravilhoso. Os professores explicaram toda a metodologia que foi aplicada neste projeto. Um trabalho interdisciplinar que merece elogios. Vídeos muito bem editados, com falas e fotos. Estão de Parabéns, professores e alunos.

Também tivemos a apresentação de um projeto feito na escola de Caxias do Sul, Arte e Tecnologia: Do surrealismo à Estética Contemporânea, onde os alunos utilizaram o chroma-key, efeito de vídeo e fotografia, partindo de um filme, onde o artista se transporta para uma tela a sua frente, e vive a história que se pede na pintura. Interessante, mas pela fala da professora deve ter sido complicado, pois a escola não possuía todos os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Improvisou na certa. Mas pelo pouco conhecimento que tenho desta técnica, ficou muito bom.

Também a professora Eveline quis apresentar-nos o livro virtual. Fiquei só na vontade. Estava muito curiosa, pois já tinha ouvido falar dele. Mas....

A palestrante Profª Ms. Sônia Bier – Pesquisas e Tecnologias aplicadas aos Projetos Pedagógicos - foi de uma eloqüência fascinante. Nos falou que a educação deve buscar além da apropriação do conhecimento a formação de um capital cultural que os socializa e os habilita a transitar e dialogar com a sociedade como um todo e que deve formar cidadãos com valores de tolerância, livres, competentes, com respeito aos outros, a opinião e a valores sociais.
Também falou que os professores devem estar preparados para os novos tempos e os novos jeitos de escrever e diferentes linguagens. Precisamos trabalhar atividades que façam sentido para professores e alunos, integrando outros espaços. Valorizar não apenas o resultado, mas o processo educativo vivenciado, desenvolver habilidades e competências.

SECOND LIFE, com cenários em 3d e realidade virtual. Achei aquilo um absurdo. Paranóia. As escolas se esgotam trabalhando projetos sobre valores e comportamento social, para as crianças respeitarem a vida e seus semelhantes, respeitar as leis e os direitos de todos, serem críticos e reflexivos, então criam programas que as pessoas se escondem da realidade, em mundos fictícios, onde eles são deuses, donos da vida e da morte, onde suas vontades é que importam. Como acha que a cabeça destas crianças ficara? Fechados em um quarto vivendo num mundo irreal, sem regras de convivência? Sim, porque se eles criarem o mundo que desejarem acha que vão colocar regras? Absurdo. Por isso que as crianças querem ficar mais tempo que na Internet. Então, quando saem às ruas ou vão para a escola ficam impacientes e querem brigar com as pessoas que convivem, porque ali eles não comandam. Bom, algumas tecnologias são inúteis e esta está provando a sua. A professora que me perdoe. Achei perigoso e deseducativo. Opinião minha.

Participei de duas oficinas:
-Oficina de PowerPoint Interação. Muito bom. Queria ter feito este curso no NTE, mas não foi possível. A oficina deu uma pincelada e vou começar a trabalhar com este software na escola com os professores, eles vão adorar.
-Oficina de Linux Pandorga. Ministrado por dois professores da escola 25 de julho, onde eles nos mostraram um CD com atividades para trabalhar com alunos das series iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber seu comentário.