domingo, 21 de setembro de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O EDITOR DE TEXTO



No Laboratório de Informática

“Leitura do mundo precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto.” Paulo Freira (1989)

JUSTIFICATIVA
Esta comunidade vive várias problemáticas que interferem no processo ensino aprendizagem, tais como: a falta de incentivo, o não acompanhamento da vida escolar por parte dos pais, ficando só para a escola o papel de educar e ensinar novos conceitos, a infreqüência e a mudança de endereço de muitos educandos (na escola temos um grande número de educandos transferidos e novos por causa dos pais), que pela falta de qualificação não encontram trabalho.
Nesta perspectiva entendemos que a construção do conhecimento é a questão fundamental a ser analisada. O Tempo que cada um de nós leva para construir o conhecimento decididamente não coincide com o Tempo determinado pela Escola. Para a aprendizagem ser efetiva é necessário que o ritmo de cada criança seja respeitado. Hoje, nas escolas, nas avaliações externas e na televisão assistimos atônitos nossos fracassos e frustrações.
Precisamos de uma metodologia que valorize a subjetividade dos sujeitos, que questione a organização do tempo e do conteúdo na escola, buscando proporcionar espaços e momentos de aprendizagens significativas, na tentativa de preservar a curiosidade e o entusiasmo de aprender, que são inatos ao ser humano.
Por isso, pensamos uma Proposta Pedagógica com recursos da sala de informática e destaca-se na atividade aqui proposta o caráter construtivo do processo de aquisição de conhecimento com possibilidades didáticas infinitas, fazendo um trabalho mais individualizado e utilizando recursos diferenciados. Para esse processo primeiramente atenderemos alguns alunos que:
- não identificam as letras do alfabeto e seus sons;
- não tem noção de quantidade;
- não identificam os números e nem fazem associações;
- não copiam nada do quadro negro;

OBJETIVOS
1º- Trabalhar os números, relacionando-os com a quantidade;
2º- Fazer com que as crianças identifiquem quais sons aparecem em determinadas palavras.
3º- Usar os jogos para trabalhar as sílabas e os números;
4º - Montar sílabas através de jogos e alfabeto;
5º - Fazer ditado visual;
6º - Trabalhar com soma e subtração;
7º - Ler algumas histórias e reescrevê-las;

METODOLOGIA:
- Inserir uma gravura (imagem) onde o aluno observa a imagem e escreve sobre ela, as suas percepções;
- elaborar, mensagens, recados e bilhetes para enviar aos colegas, amigos e professores;
- produção de texto baseado em vivências dos alunos falando de sua rotina;
- produzir textos a partir de como estão se sentindo no laboratório, do que estão gostando e do que gostariam de aprender;
- produzir histórias a partir de fábulas.

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