Pesquisando por atividades para trabalhar com as crianças no laboratotio de informatica encontrei no Bloguinho da Sintian o site de Jogos Cooperativos. São dezenas de atividades que podemos realizar na escola, além de textos com boa fundamentação teórica.
"Há algo na alma selvagem que não nos permite sobreviver para sempre com migalhas. (...) Sabemos que não podemos subsistir de verdade se sorvermos a vida em goles mínimos." Clarissa P. Estés
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Mudar é preciso...
O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho. Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor.
Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de procurar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!
A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios.
Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.
Uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o aluno é o trabalho por projetos. Trabalhando com projeto o aluno pode aprender conceitos de forma contextualizada, e isto favorece a atribuição de sentido para aquilo que aprende.
Para que esta forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor instigue o aluno a estabelecer relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural, a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.
O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza - sociais e humanos - instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano.
Assinar:
Postagens (Atom)