quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trabalho no Bubbleshare

Tivemos hoje aula de Bubleshare. Maravilhoso. Estas aulas estão sendo gostozérrimas. a Porf. Eveline é "MARA", suas aulas são deliciosas. observe o resultado neste slide.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

reflexão


ACIMA DA MINHA MÃO

Ponho a maldade sempre longe dos meus olhos
Mas às vezes molho meu tempo com lágrimas de tristeza
E Perco meu sorriso por instantes...

Ponho as ausências de bondade sempre longe de mim
E assim encontro tempo para amar o que me odeia
E assim posso deixar ainda mais gigante o coração...

Ponho meu coração sempre acima da minha mão
Pra que o inimigo não alcance
Nem consiga decifrar a sua cor...

( Autor )
André Gusmão
Quão importante torna-se a Escola ...
Segunda casa,onde encontramos pessoas que farão parte de nossas vidas para sempre...
Desde a cozinheira, no preparo da merenda, da faxineira, que com cuidado arruma a sala que utilizamos,as pesoas da secretaria, enfim, todos os funcionários que trabalham para concretizar nossos sonhos escolares em realidade e vida.
Direção,funcionários e professores, que efetivamente se preocupam em construírem pessoas mais solidárias, autênticas e felizes; se preocupam com todos os passos que percorremos e como trilhamos nossos caminhos...
Escola, casa sagrada; que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes, a construírem novas formas de vida e escolha. Agradecer a Escola(Direção, Funcionários e Professores), é agradecer a pessoas que lutam por uma sociedade mais soberana!

domingo, 21 de setembro de 2008

V SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 07 E 08.08.2008



V SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 07 E 08.08.2008

“Práticas pedagógicas na contemporaneidade: Temas Transversais, Pesquisa e tecnologias aplicadas aos Projetos Pedagógicos”.

Relatos de experiências e minhas percepções :

A Escola de Educação Básica Francisco de Assis apresentou trabalhos de seus alunos referentes a projeto sobre a história de suas vida. Vê-los falando de como começaram suas vidas, seus bisavós, avós e pais, o orgulho com que se apresentavam e falavam foi lindo.
É claro que eles tiveram muito trabalho e ai é que esta o maravilhoso. Os professores explicaram toda a metodologia que foi aplicada neste projeto. Um trabalho interdisciplinar que merece elogios. Vídeos muito bem editados, com falas e fotos. Estão de Parabéns, professores e alunos.

Também tivemos a apresentação de um projeto feito na escola de Caxias do Sul, Arte e Tecnologia: Do surrealismo à Estética Contemporânea, onde os alunos utilizaram o chroma-key, efeito de vídeo e fotografia, partindo de um filme, onde o artista se transporta para uma tela a sua frente, e vive a história que se pede na pintura. Interessante, mas pela fala da professora deve ter sido complicado, pois a escola não possuía todos os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Improvisou na certa. Mas pelo pouco conhecimento que tenho desta técnica, ficou muito bom.

Também a professora Eveline quis apresentar-nos o livro virtual. Fiquei só na vontade. Estava muito curiosa, pois já tinha ouvido falar dele. Mas....

A palestrante Profª Ms. Sônia Bier – Pesquisas e Tecnologias aplicadas aos Projetos Pedagógicos - foi de uma eloqüência fascinante. Nos falou que a educação deve buscar além da apropriação do conhecimento a formação de um capital cultural que os socializa e os habilita a transitar e dialogar com a sociedade como um todo e que deve formar cidadãos com valores de tolerância, livres, competentes, com respeito aos outros, a opinião e a valores sociais.
Também falou que os professores devem estar preparados para os novos tempos e os novos jeitos de escrever e diferentes linguagens. Precisamos trabalhar atividades que façam sentido para professores e alunos, integrando outros espaços. Valorizar não apenas o resultado, mas o processo educativo vivenciado, desenvolver habilidades e competências.

SECOND LIFE, com cenários em 3d e realidade virtual. Achei aquilo um absurdo. Paranóia. As escolas se esgotam trabalhando projetos sobre valores e comportamento social, para as crianças respeitarem a vida e seus semelhantes, respeitar as leis e os direitos de todos, serem críticos e reflexivos, então criam programas que as pessoas se escondem da realidade, em mundos fictícios, onde eles são deuses, donos da vida e da morte, onde suas vontades é que importam. Como acha que a cabeça destas crianças ficara? Fechados em um quarto vivendo num mundo irreal, sem regras de convivência? Sim, porque se eles criarem o mundo que desejarem acha que vão colocar regras? Absurdo. Por isso que as crianças querem ficar mais tempo que na Internet. Então, quando saem às ruas ou vão para a escola ficam impacientes e querem brigar com as pessoas que convivem, porque ali eles não comandam. Bom, algumas tecnologias são inúteis e esta está provando a sua. A professora que me perdoe. Achei perigoso e deseducativo. Opinião minha.

Participei de duas oficinas:
-Oficina de PowerPoint Interação. Muito bom. Queria ter feito este curso no NTE, mas não foi possível. A oficina deu uma pincelada e vou começar a trabalhar com este software na escola com os professores, eles vão adorar.
-Oficina de Linux Pandorga. Ministrado por dois professores da escola 25 de julho, onde eles nos mostraram um CD com atividades para trabalhar com alunos das series iniciais e finais do Ensino Fundamental.

PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O EDITOR DE TEXTO



No Laboratório de Informática

“Leitura do mundo precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto.” Paulo Freira (1989)

JUSTIFICATIVA
Esta comunidade vive várias problemáticas que interferem no processo ensino aprendizagem, tais como: a falta de incentivo, o não acompanhamento da vida escolar por parte dos pais, ficando só para a escola o papel de educar e ensinar novos conceitos, a infreqüência e a mudança de endereço de muitos educandos (na escola temos um grande número de educandos transferidos e novos por causa dos pais), que pela falta de qualificação não encontram trabalho.
Nesta perspectiva entendemos que a construção do conhecimento é a questão fundamental a ser analisada. O Tempo que cada um de nós leva para construir o conhecimento decididamente não coincide com o Tempo determinado pela Escola. Para a aprendizagem ser efetiva é necessário que o ritmo de cada criança seja respeitado. Hoje, nas escolas, nas avaliações externas e na televisão assistimos atônitos nossos fracassos e frustrações.
Precisamos de uma metodologia que valorize a subjetividade dos sujeitos, que questione a organização do tempo e do conteúdo na escola, buscando proporcionar espaços e momentos de aprendizagens significativas, na tentativa de preservar a curiosidade e o entusiasmo de aprender, que são inatos ao ser humano.
Por isso, pensamos uma Proposta Pedagógica com recursos da sala de informática e destaca-se na atividade aqui proposta o caráter construtivo do processo de aquisição de conhecimento com possibilidades didáticas infinitas, fazendo um trabalho mais individualizado e utilizando recursos diferenciados. Para esse processo primeiramente atenderemos alguns alunos que:
- não identificam as letras do alfabeto e seus sons;
- não tem noção de quantidade;
- não identificam os números e nem fazem associações;
- não copiam nada do quadro negro;

OBJETIVOS
1º- Trabalhar os números, relacionando-os com a quantidade;
2º- Fazer com que as crianças identifiquem quais sons aparecem em determinadas palavras.
3º- Usar os jogos para trabalhar as sílabas e os números;
4º - Montar sílabas através de jogos e alfabeto;
5º - Fazer ditado visual;
6º - Trabalhar com soma e subtração;
7º - Ler algumas histórias e reescrevê-las;

METODOLOGIA:
- Inserir uma gravura (imagem) onde o aluno observa a imagem e escreve sobre ela, as suas percepções;
- elaborar, mensagens, recados e bilhetes para enviar aos colegas, amigos e professores;
- produção de texto baseado em vivências dos alunos falando de sua rotina;
- produzir textos a partir de como estão se sentindo no laboratório, do que estão gostando e do que gostariam de aprender;
- produzir histórias a partir de fábulas.